Buscar

5 coisas que eu faço para manter meu bem-estar durante as férias de fim de ano

A temporada de fim de ano é cheia de agitação. Há muita emoção em ver a família e amigos, mas também estresse, viagens, longas filas, planejamento, preparação - e uma gama de emoções de positivo para negativo. Lembrando-se de cuidar de nossa saúde mental durante esse período pode ser um desafio.


Para ajudar a manter o bem-estar nestas férias, reuni algumas dicas e estratégias que tenho praticado e está sendo um salvador para me manter focada e atenta à minha saúde mental, principalmente porque infelizmente não poderei me juntar à minha família no Brasil este ano

(a última vez que vi-los foi em novembro de 2019).


Aqui estão minhas 5 dicas principais que têm funcionado para mim:


1- Mantenha sua rotina de sono, alimentação e exercícios - sinto que quando estou comendo, dormindo e exercitando-me bem, minha saúde emocional se mantém em um estado de espírito positivo e posso manter meu nível de energia para resolver tudo o mais que tenho que fazer. Em outras palavras: manter minha rotina saudável me ajuda a me sentir organizada e pronta para enfrentar as festas de fim de ano! Dica extra: ao em vez de gastar

mais tempo fazendo exercícios que não gosto muito (Burpees e academia, por exemplo), incluo apenas os "exercícios divertidos" durante essa época do ano. O que você adora fazer para mover seu corpo? Estou fazendo mais ioga, Pilates e aulas de dança! Também neste tópico, faço exercícios de respiração assim que acordo: ajuda a me manter presente e a oxigenar meu cérebro: bastam 3 rodadas de 10 respirações!


2. Gerencie seu tempo e não tente fazer tudo - Priorizar meu tempo e atividades me ajuda a usar bem o tempo. Tento responder a esta pergunta todos os dias: O que é ESSENCIAL para mim hoje? Fazer uma programação do dia a dia com foco no que realmente importa ajuda a garantir que eu não me sinta sobrecarregada com tarefas e prazos diários. Eu tento ter até 3 grandes objetivos para realizar cada dia e gerencio minhas atividades em torno desses objetivos.Normalizem dizer não aos planos que não se encaixam em sua programação ou fazem você se sentir bem. O que realmente importa para você hoje?


3. Reserve um tempo para si mesmo e priorize o autocuidado - sempre tento encontrar tempo para atividades que me fazem sentir bem. Atualmente, estou fazendo o seguinte: ler um livro 15min por dia; tomar café com uma amiga; correr por 30min; ouvir uma música que adoro (Essa é a playlist que mais tenho escutado: Ilumina); assistir Netflix com meu marido (estamos um pouco atrasados, mas atualmente nossa série favorita é “Big Bang Theory”) e manter minha rotina de cuidados com a pele fácil e simples. Na semana passada fui a um “Sip and Paint ”com uma amiga, e foi a combinação perfeita de diversão e relaxamento. Que atividades divertidas você está planejando fazer?


4. Lembre-se do que realmente importa - As férias podem ser uma época agitada para fazer compras e ter muitos eventos ao mesmo tempo. Quando isso começar a te deixar ansiosa, é importante lembrar o que esse período do ano/Natal significam para você. O que realmente importa para mim é estar tendo a oportunidade de ficar conectada com amigas que não vejo há muito tempo e tirar um tempo para refletir sobre o ano que passou. Quais são as 3 coisas que você é grata? Minha vez: minha saúde e a saúde dos meus entes queridos; conseguir cuidar da minha saúde mental e por tudo que conquistei e aprendi esse ano!


5. Conecte-se com as pessoas - Para alguns de nós, esse período pode ser isolador, especialmente se estivermos separados da família e amigos. Meu plano é organizar um vídeo para conversar com meus pais, irmã e primas. Dica extra sobre como realizar pequenos atos de gentileza: lembre-se de ligar ou mandar mensagem para outros que podem estar enfrentando dificuldades e se sentindo sozinhos neste momento também.



Me conta, quais dessas atividades você pretende colocar em pratica e começar um novo ano mais leve, com propósito e organizada?


Acendeu uma luz ai?


Marcella Bade.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo